sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Resenha do filme: Antz-FormiguinhaZ




FormiguinhaZ é uma animação lançada nos EUA em 1998,com o roteiro de Todd Alcoot,Chris Witz e Paul Wetz,direção de Eric Darnell e Tim Johnson.No elenco de vozes grandes estrelas como ,Sharon Stone,Woody Allen,Gene Hackman,Jennifer Lopes,Christopher Walken,Anne Bancroft,Dan Akroyd e Paul Mazursky.
A história passa em uma colônia de formigas que é comandada pelo formigão general Mandíbula, um tirano que tem um plano malvado contra a colônia. Toda a história gira em torno de “Z” uma formiga macho que não está satisfeito com o trabalho de escavação,por isso freqüenta um analista e conta todos os seus dilemas,”Z” conhece a princesa Bala em uma festa organizada pelos operários e se apaixona por ela.
Apaixonado por Bala “Z” troca de lugar com seu amigo soldado para poder encontra-lá novamente, mas algo da errado em seus planos,porque ele é convocado junto com os ouros soldados para um ataque aos cupins.No campo de batalha todos os soldados morrem e somente “Z” sobrevive,voltando para a colônia e sendo apresentado a rainha e a princesa como um herói,mas Bala reconhece “Z” e diz que ele não é um soldado ,sim um operário,ao saber disso o general Mandíbula manda prender “Z”,e ele foge levando com ele a princesa Bala.Juntos passam por grandes aventuras,mas logo são interrompido e voltam para a colônia.
Chegando lá eles descobrem os planos malignos do general Mandíbula, de destruir a colônia e formar outra, com formigas mais fortes (soldados).Mas seu plano vai por água a baixo,porque “Z” e a princesa Bala tentam impedir tal absurdo,com a união das formigas Mandíbula é derrotado e as formigas se organizam para um novo começo.

Ao freqüentar o analista “Z” diz que não foi feito para ser operário,quando ele faz essa afirmação,faz-nos lembrar da seleção cientifica do trabalhador, que diz que o trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões.
Outra cena interessante é quando as formiguinhas formam uma fila e começam a passar pedras uma para outra, fazendo referencia a linha de montagem móvel estabelecida por Henry Ford, em que o produto em processo desloca-se ao longo de um percurso enquanto os operadores ficam parados.

Quando o filme mostra os operários escavando os túneis, os soldados supervisionado e o general Mandíbula dando as ordens, entra em ação a especialização do trabalhador, que tem por teoria que cada pessoa ou cada grupo de pessoas, num sistema de produção tem uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo predefinido.
Quando os soldados supervisiona os operários,faz referência a supervisão proposta por Taylor que diz que o supervisor deve controlar o trabalho dos funcionários,verificar o numero de unidades produzidas.Onde um operário tem vários supervisores de acordo com a área especifica.
Quando as formiguinhas se juntam e formam uma bola para quebrar as pedras maiores, fica claro a padronização proposta por Taylor, de usar métodos, maquinas, equipamentos e componentes para aumentar a produtividade, reduzir o desperdício e aumentar a eficiência.




2 comentários:

  1. achei muito legal o bolg de vc6...me ajudou em um trabalho que eu ñ sabia o que fazer...brigado bjos

    ResponderExcluir